DÚVIDAS FREQUENTES

DÚVIDAS FREQUENTES

Como testar a velocidade da minha conexão? Tem um jeito correto?
Para fazer o teste de velocidade de seu sinal é recomendável que utilize algum equipamento conectado via cabo de rede, uma vez que a transmissão wireless (wifi) sofre oscilações dos próprios roteadores. Caso não tenha nenhum equipamento para conectar no cabo, esteja com o aparelho celular, tablet ou vídeo game o mais próximo possível do roteador. Não utilize aplicativos de teste de velocidade, pois são instáveis e nem sempre apresentam aferições corretas.

Para testar a velocidade, feche todos os sites que esteja usando e deixe apenas a página do site que irá fazer o teste. Se ao efetuar um teste estiver utilizando a internet, seja rodando um vídeo, fazendo um download, etc., o resultado apresentado será apenas o que estiver sobrando da banda, uma vez que uma parte dela estará em uso. Outro fator que afeta seu teste são os servidores dos próprios sites de teste, quando têm grande número de acessos estão sujeitos à instabilidade em seu funcionamento, por isso fazer testes em horários considerados de pico (onde existe um maior número de pessoas conectadas usando aquele servidor para fazer testes) pode apresentar um resultado mais baixo que o seu plano contratado.

Outro fator que afeta é a escolha do servidor que irá selecionar para fazer o teste. Sabe por quê?
Por exemplo: os Data Centers e os pontos de interconexão da ViaVeloz ficam na Capital de São Paulo. Se você escolher um servidor em outro Estado, a rota percorrida para que o seu aparelho acesse o servidor será muito maior do que escolher algum hospedado dentro da capital. O mesmo princípio serve em se tratando de bairros, se temos um Data Center num bairro X e você escolhe um servidor hospedado num bairro muito distante, também terá uma distância maior para percorrer.

Por todos estes motivos, sempre haverá diferença de valores em todos os testes de velocidade que realizar, seja no mesmo ou em diferentes sites, num intervalo de horas ou minutos.

O mais importante de tudo isso é que você possa usufruir de sua internet com qualidade e satisfação e que o plano contratado atenda todo seu consumo, para que possa ter uma ótima experiência ao navegar.

Minha internet terá franquia de consumo?
Não. Nós oferecemos o serviço de internet ilimitado, ou seja, você pode utilizar à vontade.

MANUTENÇÃO

Abri um chamado para atendimento técnico, quanto tempo para eu ser atendido?
Pelas normais legais, um provedor tem um prazo de até cinco dias úteis para resolver um chamado. A ViaVeloz procura atender no menor tempo possível, quando não há disponibilidade de ir no mesmo dia do registro da solicitação, geralmente o técnico vai no máximo até o dia seguinte (24 h). Não queremos que fique sem sinal, por isso, temos uma equipe técnica treinada para solucionar qualquer problema com eficiência e eficácia.
Formatei meu computador e agora não conecta mais à internet, o que faço?
Para que o computador se conecte à internet, deve ter além da placa de rede (hardware) o drive de rede (software). Às vezes, o técnico que faz a formatação se esquece de instalar alguns drives necessários ao funcionamento do computador, se não souber como checar se o drive de rede está instalado, deve informar ao técnico que fez o serviço, para que ele faça a devida instalação, e assim seu PC volte a se conectar.
Minha Smartv não conecta à internet, o que faço?
Primeiramente, verifique se o cabo de rede está bem encaixado, com a TV desligada, tire-o e encaixe-o novamente. Se for wireless, verifique se o wifi está conectado, mesmo que esteja, esqueça a rede e conecte novamente. Se em nenhum caso voltar a funcionar, deve entrar em contato com o suporte técnico do fabricante. Caso não haja solução, entre em contato conosco, enviaremos um técnico para verificar.
Não consigo colocar o Netflix na Smartv, o que faço?
Quando você compra uma TV Smart, geralmente vem com alguns aplicativos já instalados (Facebook, Youtube, Netflix, etc.), se a sua não está com Netflix ou algum outro serviço de stream, deve entrar em contato com o fabricante para mais informações.

FORMAS DE PAGAMENTO

Preciso mudar minha data de vencimento, como faço?
Entre em contato conosco pelos telefones da central ou em nossos chats com o assistente virtual, a mudança de data é bem rápida.
Passei da data de vencimento, como faço para pagar?
Agora todos os bancos aceitam receber pagamento de títulos de outros bancos e com datas vencidas, mas caso queira atualizar, pode acessar a central do assinante, falar com nosso assistente virtual ou ligar na central de atendimento.

JOGOS ONLINE

Jogo online e às vezes meus jogos travam, o que pode ser?
Diversos fatores podem contribuir para oscilações em seus jogos, desde alguma interferência em seu sinal de internet, conflito de configurações no roteador, até problemas no servidor que hospeda o jogo. Entre em contato pela central de atendimento para que verifiquemos seu sinal.
Tenho Play Station e está dando erro de duplo nat, o que é isso? Qual a melhor frequência de WIFI para jogar, 2.4ghz ou 5.8ghz?
Para usar a internet em seu vídeo game, a melhor conexão sempre é conectar o aparelho via cabo diretamente ao roteador. Caso não seja possível, a frequência 5.8ghz permite uma transmissão de sinal mais forte do que a 2.4ghz, mas o alcance é menor, por isso, quanto mais distante do roteador mais fraco o sinal ficará.

VÍDEOS E FILMES

Estou tentando assistir filmes em sites livres na internet, por que trava?
Eles travam porque estes sites não têm uma estrutura robusta como Streams pagos, que têm servidores hospedados em diversos países, inclusive no Brasil, alocados em Data Centers estruturados, o que permite maior qualidade na disponibilização de seus serviços.
Quero assistir a filmes em Full Hd e 4K no Netflix, Youtube ou outro serviço de Stream, mas não dá, por quê?
Quanto maior a qualidade da imagem de um vídeo, maior a exigência de banda e do processamento dos equipamentos que o reproduzem. Dependendo do plano que tem contratado, ele pode não ser o mais apropriado para o seu perfil de uso ou comportar transmitir vídeos em Full HD ou 4K. O mesmo vale para os equipamentos de reprodução (celulares, smartvs, tablets, notebooks, etc.), que se não tiverem um bom processador e memória também não são capazes de reproduzir os vídeos. Entre em contato com nossa central para verificarmos se não há problemas em seu sinal e se informar mais sobre o consumo de sua internet.
O que significam esses nomes que aparecem nos vídeos: HD, Full HD e 4K?
É a resolução da imagem no momento de sua captura (foto) ou filmagem, que é medida em pixels ou megapixels (aqueles quadradinhos que juntos formam uma imagem). Uma resolução HD tem 1280x720 linhas, Full HD tem 1920x1080 linhas e 4K tem 3840x2160 linhas. Quanto maior a numeração, maior a qualidade da imagem, o que implica a necessidade de mais banda e aparelhos com processamento adequado.

FUNCIONAMENTO DO SEU WIFI

Por que o WIFI não alcança todos os cômodos da minha casa?
Os roteadores têm limitação de alcance no sinal do Wifi transmitido, que independem a velocidade contratada. Quanto mais se distancia do roteador, mais fraco o sinal vai ficando, além do fato de que dentro de casa, você pode estar separado do roteador por vários cômodos, e as paredes de cimento, alvenaria ou concreto interferem na transmissão do sinal também.
Quero expandir o alcance do meu Wifi, posso instalar um repetidor de sinal?
Um repetidor de sinal não é a melhor solução, pois se você o instala num ponto onde seu sinal já está fraco, ele irá apenas repetir um sinal fraco, além da questão técnica; o repetidor tem que receber o sinal e transmiti-lo, o que implica na perda da metade da banda. Só por esta funcionalidade, ele irá transmitir apenas o que sobrará. O ideal é que se instale um segundo roteador, conectado via cabo no primeiro roteador. Caso queira que a ViaVeloz cuide de seu segundo ponto, entre em contato conosco para se informar sobre esse adicional em seu plano.

2020 | VIAVELOZ TELECOM - Todos os direitos reservados. CNPJ: 17.225.891/0001-87.